O Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou a lista nacional dos criminosos mais procurados do país, conhecida como “lista vermelha”, que integra o Projeto Captura. A análise dos dados revela que os crimes mais recorrentes entre os procurados são homicídio (44%) e tráfico de drogas (42%), seguidos por organização criminosa e roubo.
Até a última atualização, a lista continha 191 nomes, sendo 188 homens (98,5%) e apenas 3 mulheres (1,5%). A ferramenta tem como objetivo auxiliar os órgãos de segurança na captura de criminosos considerados estratégicos no combate ao crime organizado, permitindo denúncias anônimas da população através dos telefones 190, 197 e 181.
Segundo a portaria de 2023 que regulamenta a lista, cada estado pode indicar até oito nomes. A responsabilidade pela indicação, atualização e correção das informações é das autoridades estaduais, que devem comunicar ao ministério caso um procurado seja preso ou tenha seu mandado revogado.
Recentemente, a lista passou por revisão após reportagem do g1 revelar que o nome de Tiago Alessandro Alves dos Santos, preso em flagrante no Paraná desde setembro por uso de documentos falsos, ainda constava entre os procurados. Após questionamentos, o nome foi excluído. O Ministério da Justiça afirmou que não realiza validação individualizada de cada caso listado, dependendo das informações enviadas pelos estados.
O Projeto Captura representa um esforço conjunto entre governos estaduais e federal para coibir crimes graves e violentos, divulgando publicamente os nomes de alvos de mandados de prisão.
Fonte: g1.globo.com